Maricá/RJ,

Editorial

Julho de 2008
Editorial



O texto impresso ainda não deixou de ser um tabu e já o texto virtual quase que se impõe, impreterivelmente; porém, principalmente para os leitores iniciantes, de qualquer faixa etária, os jornais são um excelente instrumento de iniciação à leitura, mais ainda, quando se trata de um jornal cuidadosamente impresso, cuidadosamente elaborado e de conteúdo rigorosamente cultural, como é o caso do Jornal Kilombo Cultural.
E, embora já possuindo versão para a internet, os 10 mil exemplares do jornal impresso esgotam-se rapidamente.
Integrantes da Comissão Editorial, do Jornal Kilombo Cultural têm participado de atividades ligadas ao Livro e a Leitura em algumas escolas Municipais e Estaduais, do Município de Maricá/RJ.; algumas escolas já visitaram o Kilombola Caffè para que os alunos ouvissem explanação da pesquisadora Nádia Chaia, sobre temas da africanidade, da cultura afro-brasileira ou visitassem exposições instaladas no espaço do Caffé; várias escolas do Município nos informaram sobre atividades pedagógicas realizadas em sala de aula, utilizando o Jornal Kilombo Cultural; professoras e/ou dinamizadoras de Salas de Leitura, de Niterói/RJ e São Gonçalo/RJ, já solicitaram doação de um maior número de exemplares do Jornal, para atividades em seus espaços específicos. E foram editados, até agora, somente dois números.
Tudo isso está dito, por um único motivo: a constatação de que os principais objetivos de um jornal tão específico, tal qual Kilombo Cultural, estão sendo alcançados.
Como material de letramento, os jornais habituam os estudantes a uma crítica à imprensa, ensinam a detectar, com bom senso, as mensagens escondidas em meio às suas manchetes e centenas de palavras e a descobrir o que se esconde de verdadeiro, falso ou contraditório em suas páginas.
Neste caso, o Jornal Kilombo Cultural procura veicular notícias e fatos culturais importantes ligados aos cidadãos maricaenses e das cidades vizinhas, divulgar eventos e acontecimentos culturais de interesse da cidade e da região e trazer a público os nomes e as produções dos artistas locais ou regionais, num tributo às suas trajetórias e ao empenho com o qual defendem espaços e ações culturais em suas comunidades e em benefício de sua gente; procura publicar conteúdo cultural de qualidade – que, aliás, vem sendo útil a estudantes e leitores em geral; procura preencher o vazio, antes existente, de publicações desta natureza.
Bem, os idealizadores do Projeto, integrantes da Comissão Editorial e responsáveis por sua execução, sentem-se recompensados pela dedicação e empenho que vêm emprestando ao Jornal, neste tempo, e colocam-se e também o Jornal, ao inteiro dispor da cidade, de seus professores, agentes de leitura, artistas de todas as artes, profissionais de cultura, escritores, etc. para dignificarmos, cada dia mais, nossos propósitos e os projetos pessoais de cada um. Nós merecemos. A cidade merece. As futuras gerações agradecerão.

0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP