Maricá/RJ,

Rio Mosaico 2008- 4ª Edição

Um projeto em forma de exposição

Desde 2005, um grupo de artistas da área do mosaico se reúne para apresentar a exposição Rio Mosaico. Além dos participantes de várias cidades do Rio de Janeiro, o projeto conta com a presença de artistas de outros estados brasileiros como Minas, São Paulo e Santa Catarina. Rio Mosaico, mais do que uma exposição, é um projeto. E como tal, tem o objetivo de chamar a atenção de profissionais ligados às artes plásticas para este movimento, que visa colocar a arte musiva dentro do contexto artístico nacional. O intuito é agregar o maior número possível de participantes em todo o território nacional para que todos tenham a possibilidade de mostrar sua forma de expressão pessoal através desta arte milenar, de complexidade técnica, tanto pela diversidade de materiais como pela concepção de montagem da obra.
O Grupo Rio Mosaico, nesta 4ª edição, homenageia os 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil, através dos trabalhos da Imperatriz Teresa Cristina, a precursora da Arte Musiva no Brasil. Seus mosaicos estão no Jardim das Princesas, do Museu Nacional, pouco divulgados no meio artístico cultural. São 29 artistas que apresentarão mosaicos do clássico ao contemporâneo em duas exposições.
Terá a participação do Projeto Social RBC, Programa de Reabilitação, apresentando um trabalho comunitário de mosaico ecológico e de azulejos, realizado nas oficinas. Criado pela Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, atua em 639 comunidades de baixa renda da zona sul à zona oeste.
A Rio Mosaico convidou o historiador e professor Milton Teixeira, que abrilhantará nosso evento com a palestra “Mosaicos Antigos do Brasil”. No CEDIM, foi dia 10 de outubro, às 18 h e no Forte de Copacabana, será dia 13 de Novembro às 19 h, ambas abertas ao público. Maiores informações no site: www.riomosaico.com

Local: Forte de Copacabana
Datas: de 6 a 23 de novembro de 2008

0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP