Maricá/RJ,

21 de março Dia Internacional contra a Discriminação Racial


Há 52 anos atrás, em 21 de março de 1960, a África do Sul foi cenário para mais uma manifestação causada pelo sistema apartheid, que culminou no extermínio de 69 pessoas, entre mulheres e crianças, e ferimento de 180. Neste dia, mais de 20 mil sul-africanos saíram às ruas para protestar conta a Lei do Passe, que obrigava os indivíduos não-brancos a andarem com uma carteirinha que constasse cor, etnia, profissão e situação na Receita Federal, o que impossibilitava o livre trânsito pela África do Sul.
O acontecimento ficou marcado como o “Massacre de Sharpeville” e, em 1969, a Organização das Nações Unidas (ONU) intitulou a data como o Dia Internacional de Combate ao Racismo. Além da data remontar o cruel episódio de 1960 na África do Sul, é uma comemoração aos Direitos Civis e reflexão para o combate ao racismo, xenofobia e demais formas de intolerância. 
Ao longo desta semana, Centros Culturais e Movimentos Negros realizarão uma série de atividades, entre saraus, discussões, shows e outras, para discutirem acerca do tema. Confira a programação do CEU Caminho do Mar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Participação e Parceria: 


PROGRAMAÇÃO 

21 de março – quarta-feira, às 20h 

Show em comemoração ao Dia Internacional de Luta contra Discriminação Racial 

- Zezé Motta declama poesias 

- Verônica Feriani, Grazzi Brasil e Graça Braga interpretam lindas canções que abordam o Universo Feminino e temas raciais 

28 de março – quarta-feira, às 19h30 

Lançamento da Cartilha Negro Cidadão 

A Cartilha Negro Cidadão foi elaborada pela UNEGRO (União de Negros pela Igualdade), pelo cartunista Maurício Pestana e reeditado por Leci Brandão, em parceria com entidades da sociedade civil e do movimento popular. Tem por objetivo incentivar na população brasileira a discussão da luta pela cidadania e estimular a construção coletiva de uma perspectiva cidadã. 

- Apresentação Cultural Hip Hop “Aliens Break” 

- Exibição do curta-metragem “Maria que não vai com as outras” 

- lançamento oficial da Cartilha 
- Apresentação Cultural “Maracatu Ilê Alafia – ACM Leide das Neves” 

31 de março – sábado, das 14h às 19h 

Cultura para a Juventude Negra 

Com atividades culturais e sócio-educativas para os moradores da região sul da cidade de São Paulo, o Cultura para a Juventude Negra visa ampliar os espaços dedicados à reflexão sobre a inserção dos afrodescendentes e da juventude em diversas áreas: cultura, educação, esportes, entre outros temas. Sua proposta pedagógica foi elaborada de modo a articular as ações com as demandas da comunidade na qual a instituição está inserida. E assim, espera reconhecer e valorizar a importância da diversidade étnico-cultural afro-brasileira no país, por meio da formação técnico-cultural da juventude, que produz e consome cultura nas periferias desta cidade. 

- Oficinas de Hip Hop, grafite, dança, capoeira, contos africanos, percussão e aula aberta de inglês

- Apresentação do resultado das oficinas e show Salada Periférica 

*Inscrições para as oficinas através do e-mail: culturaeeducacaozonasul@gmail.com. Coloque NOME, DATA DE NASCIMENTO, TELEFONE E OFICINA DE INTERESSE. Ou inscrição presencialmente na Gestão do CEU. 

CEU CAMINHO DO MAR 

Endereço: Rua Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5.241 

Bairro: Jabaquara 
Fones:(11) 3396-5544 / 3396-5540 

Fonte: http://www.feirapreta.com.br

0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP