Maricá/RJ,

IPEAFRO SANKOFA CAMPOS


Patrícia Custódio e Elisa Larkin Nascimento
Patrícia Custódio, poeta, griô aprendiz, Gestora do Ponto de Cultura Percursos Culturais e uma das Coordenadoras do Jornal Kilombo Cultural participou do IPEAFRO SANKOFA CAMPOS
Fórum Educação Afirmativa Sankofa
 Oficina Matriz Africana e Ação Educativa
Exposição África-Brasil: O Legado de Abdias Nascimento.
O evento aconteceu no Centro de Convenções da UENF, em Campos dos Goytacazes. O evento buscou refletir sobre a inserção das temáticas relacionadas ao negro no cotidiano escolar e na academia, bem como, trouxe para o Norte Fluminense a exposição que já foi apresentada no Rio de Janeiro, Maricá, Duque de Caxias e São João de Meriti.
O “Fórum Educação Afirmativa Sankofa” é um espaço para discussão e debate sobre políticas afirmativas de diversidade e inclusão no ensino brasileiro em todos os níveis, contemplando a população afrodescendente com sua história e cultura. O Fórum inclui mesas redondas e exibição de vídeos em que a comunidade poderá se engajar em um diálogo profícuo com educadores e profissionais da área de ensino.
A Oficina “Matriz Africana e Ação Educativa” é um espaço de reflexão e ação para educadores e para estudantes de pedagogia, licenciatura e formação de professores (ensino médio) acerca da matriz africana no cotidiano escolar, tendo como base o conjunto de recursos que o Ipeafro produziu: Site Ipeafro, Kit Ipeafro para Educadores, Coleção Sankofa, Linha do Tempo dos Povos Africanos e Suplemento Didático, publicações e vídeos documentários do Ipeafro.
A exposição “África-Brasil” apresenta a vida e obra de Abdias Nascimento, por meio de sua própria criação artística e do acervo das organizações que ele criou, como o Teatro Experimental do Negro e o Museu de Arte Negra, no contexto da história dos povos africanos no mundo.
O Kit Ipeafro para Educadores, com livros, folders e vídeos foi distribuído aos participantes inscritos no Fórum e na Oficina. O conteúdo do Kit, produzido pelo Ipeafro, visa servir como base de referência e como suporte à ação pedagógica e cultural dos participantes do Fórum e da Oficina.
O Site Ipeafro apresenta o conteúdo digitalizado do acervo documental e artístico de Abdias Nascimento, além de oferecer instrumentos de pesquisa e ensino como os ideogramas Adinkra e a Linha do Tempo dos Povos Africanos.
O IPEAFRO SANKOFA CAMPOS aconteceu sob a coordenação de Elisa Larkin Nascimento, Diretora-Presidente do IPEAFRO.






0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP