Maricá/RJ,

Incra assume compromisso de criar Biblioteca Virtual Quilombola


Um termo de compromisso firmado pelo Incra, o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Fundação Cultural Palmares e a Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir) na noite desta quinta-feira (22) vai permitir a criação da Biblioteca Virtual Quilombola.

O espaço disponibilizado na rede mundial de computadores tem por objetivo dar visibilidade aos estudos e memórias das comunidades quilombolas no Brasil. O compromisso público de construir, disponibilizar e manter a biblioteca foi assumido durante a 8ª edição da Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Fenafra) diante de uma plateia formada majoritariamente por quilombolas.

Para o presidente do Incra, Carlos Guedes de Guedes, esse trabalho se incorpora a um conjunto de ações para dar transparência às atividades da autarquia e prestação de conta ao público beneficiário. "Começamos a dar acesso público ao que já fizemos no sentido de reconhecer a titularidade de territórios quilombolas e a memória desses povos. É com muito orgulho que colocamos à disposição da sociedade essa parte da história brasileira que está sendo contada por meio do trabalho do Incra", afirmou.

Biblioteca Virtual

Será montado um Atlas das comunidades quilombolas brasileiras com base nas informações consolidadas nos Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTIDs), elaborados pelo Incra no bojo do processo de titulação fundiária dessas comunidades. A intenção é que essa obra seja de informação e formação das próprias comunidades e referência para estudiosos do tema.

Além das informações digitais, o compromisso assumido também garante a produção de fascículos impressos relativos a cada comunidade quilombola, destinada ao uso pedagógico nas próprias comunidades. A ideia é que os volumes sirvam como material didático de apoio à implementação da lei 10.639 e ao desenvolvimento de uma educação específica em cada uma das comunidades.

Atualmente, o Incra dispõe de 152 RTIDs completos já publicados, sendo prevista a disponibilização dos demais, assim que o forem elaborados, tanto na forma dos fascículos destinados às comunidades quanto na forma da biblioteca digital.

Fonte: http://www.incra.gov.br

0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP