Maricá/RJ,

Seminário “O Negro no Pensamento Social Brasileiro"


Nos dias 1 e 2 de outubro, o Laboratório de Políticas Públicas, através do Núcleo de Estudos "Negro,
Educação e Sociedade", promoverá o seminário “O Negro no Pensamento Social Brasileiro". Teremos dois dias de debates sobre intelectuais que construíram interpretações sobre o papel do negro na sociedade brasileira. O evento tratará de uma pluralidade de temáticas que giram em torno da influência das culturas africanas, miscigenação, teorias raciais, inserção no mundo do trabalho e relações de poder.
O que significa ser negro na sociedade brasileira? Qual é a sua importância na formação sociocultural do país? Qual o seu papel na construção do imaginário da nação? Estas perguntas foram feitas por diversos intelectuais, desde a formação da nação brasileira, que em algum momento de suas carreiras interessaram-se pelo estudo sobre os afro-brasileiros. Tais estudos apresentaram-se sob uma pluralidade de temáticas que giravam em torno da influência das culturas africanas, determinismos biológicos, inserção no mundo do trabalho e relações de poder.
Os debates sobre o Negro e a Sociedade tiveram influências em diversos campos do conhecimento e da esfera pública. Uma profusão de temas e questões como as políticas imigratórias na virada do século XX, a moralidade da escravidão, a influência africana na formação cultural brasileira, políticas eugênicas, o desenvolvimento capitalista e a luta de classes no Brasil, mobilizou notáveis pensadores que teceram reflexões sobre o negro brasileiro.
Inscrições gratuitas no local ou CLIQUE AQUI.
Serão emitidos certificados para os participantes.

Informações:
Tel: 2234-1896 / 2334-0890

Veja a programação no site

0 deixe seu comentário aqui:

Visitantes recentes

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP