Maricá/RJ,

VII Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe / Zózimo Bulbul



O VII Encontro acontece no Rio de Janeiro, de 21 a 30 de março de 2014, no Cinema Odeon e no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro Afro Carioca de Cinema e pela primeira vez, com seminários no Teatro da livraria Cultura, na Cinelândia. E ampliando o seu público para a Baixada Fluminense, no município de São João de Meriti.

No Cinema Odeon, entrada a preço popular de R$ 4,00 e no Centro Cultural Justiça Federal e na Baixada Fluminense, senha uma hora antes da programação.

Os Encontros de Cinema, que a partir desta edição leva o nome de Zózimo Bulbul, tem em 2014 a curadoria do cineasta Joel Zito Araújo e conta com a participação de Mansour Sora Wade, doSenegal, Rigoberto Lopez de Cuba. E a Direção de Arte é de Biza Vianna. A curadoria está sendo feita visando a continuação da influência marcante do olhar de Zózimo Bulbul que ao criar este projeto acreditava no poder transformador do cinema que para ele era capaz de mudar a concepção de um país. Zózimo realizou um grande trabalho de aproximação com o cinema de países africanos e incentivou o cinema realizado por cineastas afrobrasileiros, africanos e da Diáspora, fortalecendo uma ponte de parceria com o continente africano.

Nesta 7ª edição, iremos homenagear: no Brasil, Zózimo Bulbul; na África, o diretor do Mali Cheik Omar Sissoko.

Para Joel Zito Araújo, três eixos orientam a realização do Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe / Zózimo Bulbul.

1) valorizar e o incentivar o protagonismo juvenil na área de cinema apresentando uma nova geração de realizadores/as negros/as que emergem em vários pontos do Brasil.

2) dar visibilidade para um cinema criativo que se beneficia do desenvolvimento tecnológico audiovisual e produz ficções e docs em múltiplas plataformas, a baixo custo, pelas mãos da juventude brasileira, africana e da diáspora negra de várias partes do mundo.

3) assegurar a exibição de um cinema da diversidade cultural e racial, destacando o cinema negro como um dos aspectos fundamentais deste cenário.

Para Biza Vianna, os Encontros de Cinema pretendem atuar na Preservação e Memória da obra de Zózimo Bulbul, que se tornou referência para a cultura negra através do cinema.



Neste ano 2014, temos vários filmes realizados por cineastas de ponta e premiados no FESPACO 2013 – Festival Panafricano de Cinema Ouagadougou: “One Men Show”, Newton Aduaka (Nigéria);“Moi – Zaphira”, Apoline Traore (Burkina Faso); “Toiles d’araignées”, Ibrahim Touré (Mali).

Outra novidade é a inclusão de vários filmes dirigidos por mulheres: “Noire ici Blanche Las Bàs”, Claude Haffner (República do Congo); “Calipso Rose”, Pascalle Óbolo (Camarões); “Um filme de Dança”, Carmem Luz (Brasil); “Dialemi”, Nadine Otsobogo (Gabão).

Também faremos um mapeamento de diversos pontos do Brasil, trazendo jovens cineastas com seus filmes de: Maceió, Sergipe, Minas Gerais e São Paulo. Os filmes são: “Outros Carnavais”, Luiz Paulo Lima (São Paulo); “O que lembro tenho”, Rafael Barbosa (Maceió); “Qui_lombo é esse?”, Everlane de Moraes (Sergipe).

Os diretores destes filmes serão convidados especiais e estarão presentes durante o 7º Encontro. E estarão disponíveis para eventuais coletivas com os jornalistas.

Produção do 7º Encontro:

Biza Vianna – Diretora-Executiva do Centro Afro Carioca de Cinema conta com a colaboração de Cátia Cruz Ângelo, que realiza o trabalho de relações institucionais e políticas com patrocinadores e apoiadores, que viabilizam a realização do evento.
Equipe de produção: Sílvia de Mendonça, Neide Diniz, Marina Alves, Ana Maria Alves.
Equipe de divulgação: Naira Fernandes, Adriana Baptista, Janaína Refém.
Assessoria de Imprensa: Bia Saldanha e Rozangela Silva

Patrocínio:
Prefeitura do Rio

Apoios:
Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
SUPIR – Superintendência de Igualdade Racial
Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos
Cinema Odeon Petrobras
Livraria Cultura
Cine Maison
Embaixada da França no Brasil
Centro Cultural da Justiça Federal

ESTRUTURA 2014

O VII Encontro, Zózimo dizia que seria o maior!!!

Não sei se é o maior, mas ele vem com uma FORÇA GRANDE DE TRANSFORMAÇÃO – DE CONTINUIDADE através das análises da importância e do pioneirismo deste projeto e também como os Encontros fortificaram a existência de outros projetos pelo Brasil que enfocam o cinema negro como prioridade. Segundo Zózimo, o cinema que privilegia o olhar do realizador negro.

Deste 21 de março, data que Zózimo tanto valorizava, até o dia 30 do mesmo mês, o Encontro terá características interessantes.

1) Desta vez estará presente o Diretor-Geral do FESPACO, Michel Ouedreogo – já convidado outras vezes. Tenho certeza que sua presença é política, no sentido de reforçar o trabalho que Zózimo desenvolveu pela valorização do cinema africano no Brasil. Esta atitude nos dá esperança que através do Centro Carioca de Cinema possamos manter viva esta ponte levando mais pessoas à África.

2) Temos o nosso convidado de honra, que é o Cheick Oumar Sissoko, do Mali, que é um dos mais importantes realizadores africanos – um militante como Zózimo – que faz do seu cinema um meio político de diálogo com o mundo.

3) Temos o protagonismo feminino demonstrado através de cinco filmes realizados por mulheres africanas, onde três são premiados no último FESPACO.

4) Pela primeira vez temos cineastas nigerianos do cinema de Nollywood, que virão falar deste movimento e da realidade do cinema da Nigéria.

5) Quanto ao nosso Brasil, a Mostra Nova Geração é uma novidade (Viviane Ferreira, Rafhael Barbosa, Ceci Alves, entre outros).

6) E com muito prazer, apresentamos os filmes de: Carmem Luz, Luís Antônio Pilar, Luis Paulo Lima, Flávio Leandro, Dudu Fagundes, entre outros.

7) Todos estes itens sob a regência impecável de Joel Zito Araújo, que assina a curadoria do 7º Encontro.

O Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe / Zózimo Bulbul está recheado de boas oportunidades para desenvolver e seguir a luta e o sonho que Zózimo realizou e que nos deixou como herança de continuidade.

Biza Viannna

0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP