Maricá/RJ,

A FLUPP Parque de 2014 será inteiramente pautada pela Lei 11.645





A FLUPP Parque de 2014 será inteiramente pautada pela Lei 11.645 - a que obriga os estabelecimentos de ensino, públicos e privados, a estudarem a história e a cultura afro-brasileira e indígena. Isso significa que só convidaremos autores cujos livros discutam a formação da população brasileira a partir desses dois grupos étnicos. Como Joel Rufino e Ailton Krenak, para ficar em dois nomes já confirmados para nossa festa literária, que acontecerá na EAT Luis Carlos Ripper, na Mangueira, dos dias 12 a 16 de novembro.

Mas a FLUPP Parque quer ir ainda mais além dessa discussão, ainda que todos saibamos que ela é fundamental para nosso destino como nação. É nosso desejo abrir espaço para que a rede municipal participe dessa discussão, com um estande para expor os trabalhos inspirados nas conversas preparatórias que teremos no que chamamos Circuito FLUPP Parque. Se o resultado for tão bom quanto esperamos, reuniremos os textos em um livro, a ser publicado no próximo ano. Esses textos podem ser escritos em qualquer gênero literário. A única restrição será temática.

O Circuito FLUPP Parque acontecerá em dois dias. No dia 9 de setembro, vamos ter duas mesas, uma com Heloísa Pires e Délcio Teobaldo e outra com o mestre Joel Rufino. No dia 18 de setembro, teremos outras duas mesas. A primeira com a escritora de origem indígena Eliana Potiguara e a segunda com o escritor inglês Andy Mulligan, autor do romance "Trash", que, depois de ser traduzido para mais de 25 idiomas, está sendo adaptado para o cinema por Stephen Daldry, o mesmo de "Billy Elliot" e "As horas". Esta produção está sendo rodada no Rio de Janeiro. Esses encontros presenciais serão no auditório da Biblioteca Parque Estadual.

O Circuito FLUPP Parque tem também, mais uma vez, o vetor de formação de leitores. Na prática, isso significa que faremos cerca de 20 leituras dramatizadas em escolas da rede municipal e estadual de ensino. O responsável pelas leituras, sempre de textos dos autores que em novembro estarão presentes na FLUPP Parque, é o diretor teatral, escritor e agitador cultural Márcio Januário, uma das gratas revelações da FLUPP Pensa.

Fonte: George A. de Araújo

0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP