Maricá/RJ,

BATE PAPO SOBRE RACISMO E PRECONCEITOS. LEGISLAÇÕES PERTINENTES E EDUCAÇÃO.



A escritora PATRÍCIA CUSTÓDIO, a convite da Coordenação Pedagógica da E.M. BOLÍVIA DE LIMA GAETHO reuniu-se no último dia 24 de agosto/2016 com cerca de 24 professoras para um primeiro bate papo sobre os temas tratados na Lei nº 10.639/03; sobre racismo, preconceitos e alguns outros temas correlatos. 
Conforme proposto pela Coordenadora Pedagógica daquela Unidade, a Profª LILIANA SANTIAGO, será realizado um evento, em 20 de novembro próximo, dentro das Comemorações pelo Dia de Zumbi dos Palmares. 

Por sugestão de PATRICIA CUSTÓDIO e em atendimento à Lei nº 10.639/03, será formatado um Projeto para o próximo ano letivo, que contemplará várias atividades sobre estas mesmas temáticas. As Professoras acharam uma excelente ideia e ficaram bastante animadas.

A escritora PATRÍCIA CUSTÓDIO é Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados e Bacharel em Direito; além também, de sua trajetória pessoal como Produtora Cultural; Atriz; estudiosa das questões de Raça e Etnia; e de sua constante atuação na condição de Griot Aprendiz.

Presente, também, a escritora MARIA REGINA MOURA apresentou-se e informou sobre a instituição CANTEIROS DE OBRAS - Centro de Cultura e Artes - que ambas coordenam - além dos vários Projetos e Programas vinculados, na área da Cultura, executados e também supervisionados pelas duas escritoras. 

A primeira reunião, aconteceu das 10h às 11h30min e reuniu 09 (nove) professoras; a segunda, das 15h30min às 17h reuniu 14 professoras, que iniciaram o encontro trocando ideias e informações sobre suas experiências pessoais e/ou profissionais com o racismo e o preconceito.

Após o bate papo inicial, PATRICIA CUSTÓDIO citou as duas Leis importantes - no âmbito da Escola - para a realização das Ações que viessem a ser propostas pelo grupo e reforçou a necessidade do mais amplo conhecimento de todas as professoras presentes, dos dois instrumentos legais. Um, é a Lei nº 10.639/03; e o outro, a Lei nº 11.645/08. Neste caso, mais particularmente interessante e importante, visto a finalidade do encontro e dos futuros Projetos, a primeira.

Em seguida, PATRÍCIA CUSTÓDIO trouxe importantes contribuições e informes respaldados em elucidativos e modernos textos sobre estas temáticas, além, também, de suas vivências com Projetos semelhantes e suas experiências pessoais sobre estes assuntos.

Um dos Projetos de CANTEIROS DE OBRAS, coordenado por PATRÍCIA CUSTÓDIO e dentro do Programa institucional "UMA QUESTÃO DE RAIZ", foi o "SEMINÁRIO ETNICIDADE E EDUCAÇÃO", realizado no Galpão de Atividades de Canteiros de Obras, em outubro de 2011 e que contou com a participação da Profª Drª Conceição Evaristo e da Profª Mestra Fernanda Mulin - ambas autoridades nestas áreas.

Outra importante ferramenta para a divulgação das Leis citadas; para a publicação de textos e para discussão destes mesmos temas, é o Jornal Virtual Kilombo Cultural (pertencente a Canteiros de Obras), também criado e alimentado por PATRÍCIA CUSTÓDIO. Todos os textos publicados até agora podem ser resgatados nas "Postagens Mais Antigas", no pé da Página Principal. No Blog do Jornal Virtual Kilombo Cultural, podem ser encontradas também as duas leis citadas e ainda textos sobre os temas citados, para downloads. 

Considerando-se que a E.M. Bolívia de Lima Gaetho, contempla a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, ou seja, com um alunado de pequeninos e/ou pequenos jovens estudantes, há que se pensar e programar Ações, Eventos e ou Atividades que sejam lúdicas e sedutoras, porém, que despertem sentimentos de Identidade, Pertencimento e Reconhecimento; além da transmissão de informes sobre a História da África e dos Africanos; com conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira; incluindo as áreas de Educação Artística, como está previsto na Lei já citada.

A E.M. Bolívia de Lima Gaetho está situada na Estrada Senador Fernandes da Cunha, s/nº., no Rio do Ouro, em Niterói/RJ., e está atualmente, sob a competente Direção da Profª Jaqueline Ribeiro.

As escritoras PATRÍCIA CUSTÓDIO e MARIA REGINA MOURA são responsáveis, ainda, pelo PONTO DE LEITURA TRAÇAS DO BEM; pelo CINECLUBE PONTO & CINE CANTEIROS e pela CANTEIROS EDITORA, cujos endereços virtuais encontram-se abaixo. para visitação.

Nesta oportunidade estamos divulgando, também, os vídeos de alguns Projetos e/ou Ações desenvolvidas por Canteiros de Obras, para conhecimento.

Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes

MARICÁ/RJ ENDEREÇOS VIRTUAIS/PÁGINAS/MÍDIAS/2016

Blogs

http://pontoecinecanteiros.blogspot.com (blog do Cineclube Ponto & Cine Canteiros)
http://tracasdobem.blogspot.com (blog do Ponto de Leitura Traças do Bem –Clube de Leitura)
http://kilombocultural.blogspot.com(blog do Jornal Kilombo Cultural)
http://canteiroseditora.blogspot.com (blog da Canteiros Editora)

VISITE PARTICIPE CADASTRE-SE SIGA

Vídeos - (Cursos/Oficinas/Outras atividades ou eventos):

http://youtube/0dp6rvJ3bRo - Contadores de Histórias – I
http://youtube/w8kZeQ7MVj8 - Contadores de Histórias – II
http://youtube/Xn9KpTxhwi8 - Bienal do Livro/2011
http://www.youtube.com/watch?v=u2IFYGT3Sc4 - VI Festival Internacional de Poesia Palavra no Mundo - Oficina Formas e Cores
https://www.youtube.com/watch?v=z1GBvAyL2io - Poema Amar - Carlos Drummond de Andrade, por Patrícia Custódio

FACEBOOK 

CONTATOS

E-mail Maria Regina Moura - m.rmoura@yahoo.com.br
E-mail Patrícia Custódio - pa_custodio@yahoo.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pa.custodio
Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes: 

Sede: RJ. 106 = Km. 16 – Jardim Inoã – Rua 1 – Quadra 05 – Lote 56
Inoã - Maricá/RJ - CEP 24.941-525
(21) 99809 0121 – Maria Regina
(21) 98666 0370 – Patrícia Custódio

Crédito das fotos:
Maria Regina Moura
Liliana Santiago

0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP