Maricá/RJ,

“ENCRESPANDO – 2016” É SUCESSO.



Por Maria Regina Moura
Crédito da foto: Meninas Black Power
Aconteceu no dia 18 de setembro/2016, no Centro Cultural José Bonifácio, na Gamboa/Rio de Janeiro, o vitorioso evento ENCRESPANDO, organizado pelo Coletivo Meninas Black Power, que este ano desenvolveram atividades em torno do tema “Movimentos” e contaram com uma ótima programação.

O COLETIVO

Crédito da foto: Patrícia Custódio
Formado por Arielly Santos, Élida Aquino, Jaciana Melquiades, Jessyca Liris, Karina Vieira, Lais Reverte, Maria Fernanda Anchieta, Suzane Santos e Tainá Almeida, que se reuniram para colocar em prática a ideia de falar sobre empoderamento da mulher negra, valorização da identidade cultural negra e diálogos sobre diversidade além do universo das redes virtuais e influenciando diretamente a sociedade, principalmente negras e negros.

O Coletivo incentiva a consciência do valor do cabelo crespo natural e, sobretudo, do amor e valor que cada mulher crespa deve possuir aos próprios olhos. Em nossos espaços dialogamos sobre crespos naturais e o universo da mulher negra. 





O EVENTO DE 2016

Crédito da foto: Patrícia Custódio
A programação do evento oficial do Coletivo Meninas Black Power contou com várias atividades e participações especiais, como:

Papo “Empreendedor”;
Oficinas “Era uma vez o mundo”;
Papo sobre “Maternidade Preta”;
Papo sobre “Literatura Preta”;
Show com “Luciane Dom”; 
Show com “Yas Werneck”.
Além da presença da Feijoada Odarah.


ESCRITORAS/COORDENADORAS DO PONTO DE LEITURA TRAÇAS DO BEM ESTIVERAM PRESENTES PARA PRESTIGIAR O EVENTO

Na foto: Patrícia Custódio, Maria Regina Moura e
Cleide Fernandes / Foto: Patrícia Custódio
Particularmente interessante para as escritoras Maria Regina Moura e Patrícia Custódio foi a Roda de Leitura sobre “Literatura Preta”, conduzido por Karina Vieira e que contou com as participações de vários ouvintes presentes. As ricas trocas sobre experiências com leituras provocaram diversos depoimentos e/ou sugestões de outras leituras, que podem ser encontradas em:


As atividades de Livro Leitura Literatura são, especificamente, o conteúdo das Ações e/ou Projetos do Ponto de Leitura Traças do Bem (http://tracasdobem.blogspot.com), bem como, do Jornal Virtual Kilombo Cultural (http://kilombocultural.blogspot.com), sendo que este último ainda trata, em especial, das temáticas em torno da Etnicidade; das questões sobre Negritude, Racismo e Preconceito e do alcance das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Tanto o Ponto de Leitura Traças do Bem, quanto o Jornal Virtual Kilombo Cultural são coordenados pelas escritoras Maria Regina Moura e Patrícia Custódio e estão vinculados à instituição CANTEIROS DE OBRAS – Centro de Cultura e Artes, com sede em Maricá/RJ. 


Facebook:

Acompanhava as escritoras, neste evento, a amiga, natural e residente em Natal/RN., e de passagem pelo Rio de Janeiro, Cleide Fernandes.

A Roda de Leitura sobre Literatura Preta contou também com a preciosa colaboração da Profª Adelia Azevedo (Educadora e Arteterapeuta Transpessoal), que contribuiu com seu depoimento, com dados e informes sobre a história do Movimento Negro, no Rio de Janeiro.

Parabenizamos as organizadoras do evento e desde já desejando sucesso esperamos estar presentes no próximo ano.

0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP