Maricá/RJ,

Fundação Cultural Palmares lança livro Africanidades e Relações Raciais


Livro foi produzido coletivamente por 48 autores 
(Imagem da capa do livro)
A Fundação Cultural Palmares (FCP) acaba de lançar o livro Africanidades e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil. A obra, produzida coletivamente por 48 autores – predominantemente jovens e negros – traz um diagnóstico do circuito editorial brasileiro com enfoque racial.

De acordo com a organizadora da obra, Cidinha da Silva, o livro deve subsidiar políticas municipais e estaduais relativas à qualificação do circuito do livro no Brasil. "É para ser usado como ferramenta na construção e efetivação de políticas públicas e não como souvenir", enfatizou.

O primeiro capítulo do livro é composto por 12 conceitos que justificam a importância da diversidade em cultura negra, dando sentido à argumentação em defesa das políticas públicas, com recorte racial, na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil.

Para a professora de Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Regina Delcastagnè, uma das autoras do livro, o mercado carece de escritores negros. "Na sociedade brasileira, a cor da pele, assim como o gênero ou a classe social, estrutura vivências distintas", destacou. Segundo ela, é preciso que negros, moradores de periferias e trabalhadores escrevam para que sua sensibilidade e imaginação deem forma a novas criações.

Participaram do livro os seguintes autores: Acácio Almeida, Adélcio Cruz, Aline Vila Real, Analu Souza, Bel S. Mayer, Cidinha da Silva, Cristina Assunção, Dinha (Maria Nilda Mota), Edimilson de A. Pereira, Eduardo Mota, Eduardo Assis, Eduardo Oliveira, Emerson Alcalde, Érica Peçanha, Esmeralda Ribeiro, Euclides Ferreira, Fabiana Lima, Fernanda Felisberto, Grace Passô, Janja Araújo, Josemeire A. Pereira, Josias Marinho, Lívia Natália, Lucélia Sérgio, Márcia Cruz, Marco Antônio silva, Marcos F. L. da Silva, Martha Rosa Queiroz, Mauro L. Silva, Michel Yakini, Neide Almeida, Pablo Guimarães, Pedro Neto, Regina Delcastagnè, Renato Botão, Ricardo Riso, Rodrigo Bueno, Rodrigo Motta, Ronald Augusto, Rosa V. Pereira, Rubenilson de Araújo, Silvane Norte, Uilian Chapéu e Vagner Souza.

O livro tem distribuição gratuita, mas a primeira edição já está esgotada. A publicação pode ser encontrada para consulta no Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC), organizado na Biblioteca Oliveira Silveira, localizada na Sede da Fundação Cultural Palmares, em Brasília.

Quando for disponibilizada uma segunda edição, basta solicitar o envio pelo e-mail biblioteca@palmares.gov.br ou pelo telefone (61) 3424.0167.

Fonte: http://www.cultura.gov.br

0 deixe seu comentário aqui:

Visitantes recentes

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP