Maricá/RJ,

4ª edição do BAOBAB - REDUTO AFRO CULTURAL DE NITERÓI. Um Sucesso!



A convite da Coordenação Geral do BAOBAB - REDUTO AFRO CULTURAL DE NITERÓI, as escritoras e produtoras culturais, MARIA REGINA MOURA e PATRÍCIA CUSTÓDIO passaram a responder pela Curadoria da TENDA LITERÁRIA do BAOBAB, a partir desta 4ª edição, que aconteceu no último sábado, 10/12/16, e foi um sucesso.

A parceria das escritoras e produtoras culturais Maria Regina Moura e Patrícia Custódio com o BAOBAB envolve CANTEIROS DE OBRAS – Centro de Cultura e Artes e a CANTEIROS EDITORA, das quais ambas são Diretoras/Responsáveis. 

As temáticas propostas pelo BAOBAB se enquadram, perfeitamente, inclusive, no escopo do Programa: “UMA QUESTÃO DE RAIZ”, criado por CANTEIROS DE OBRAS – Centro de Cultura e Artes, em 2010 e Coordenado pelas escritoras. 

Foto: Gerson King Combo, Maria Regina Moura,
Patrícia Custódio e Carlos Dafé.
Já no exercício da Curadoria, as escritoras Maria Regina Moura e Patrícia Custódio colaboraram com a realização das atividades do dia, da TENDA LITERÁRIA, recepcionando os convidados dentro da programação prevista pela Coordenação Geral do BAOBAB. Esta parceria trará muitas novidades de forma mais concreta, a partir do BAOBAB de janeiro de 2017.

Num clima de permanente alegria e ao som de boa música aconteceram importantes e históricos encontros nesta 4ª edição do Baobab - Reduto Afro Cultural de Niterói.

Foto: Gerson King Combo, Maria Regina Moura,
Zé Octávio Sebadelhe e Patrícia Custódio .
Além do núcleo de ARTES E ARTESANATOS – com novidades bastante oportunas em face da proximidade do Natal – o evento contou com um expressivo número de barracas de bebidas especiais, doces e bolos variados, especiarias diversas, comidas típicas e/ou caseiras, no maravilhoso RESTAURANTE A CÉU ABERTO, conforme aconteceu nas edições anteriores.

Zé Octávio SebadelheMaria Regina Moura
 e Patrícia Custódio. 
Enquanto isso, na TENDA LITERÁRIA, acontecia o lançamento do livro “1976 – Movimento Black Rio”, com a presença de um de seus autores, o jornalista, DJ. e produtor cultural, Zé Octavio Sebadelhe, que compareceu ao evento acompanhado de Marcelo e do Produtor da obra em questão, Léo Feijó. O lançamento foi um sucesso e despertou grande interesse no público presente.

Carlos Dafé e Zé Octávio Sebadelhe
O livro conta a história do movimento negro da época; da participação de músicos negros, que revolucionaram a cena carioca e quem foram eles; e da importância deste movimento, que alicerçou outros movimentos negros – artísticos e/ou sociais – no Rio de Janeiro, a partir dos anos de 1960. 

(Ficha do livro: “1976 - Movimento Black Rio”, Luiz Felipe de Lima Peixoto e Zé Octávio Sebadelhe, Editora José Olympio).

Gerson King Combo e Zé Octávio Sebadelhe
No mesmo ritmo, esta edição de Natal, do BAOBAB, também prestou homenagem os 40 anos do Movimento Black Rio e contou com as presenças de Carlos Dafé, Gerson King Combo, grandes personagens desse Movimento, e do DJ Mamute. 

No final da noite, Carlos Dafé e Gerson King Combo se apresentaram acompanhados de excelente Banda, sob o comando de um dos maiores baixistas do mundo, o músico Arthur Maia (atual Secretário Municipal de Cultura de Niterói) e enriqueceram grandemente o evento. Ambos receberam Placas Comemorativas por suas presenças no evento.
Veja detalhes do evento em:



BAOBAB – REDUTO AFRO CULTURAL DE NITERÓI tem a Coordenação de Denise Lima e apoio da CEPPIR/Niterói (Coordenação Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), na pessoa de Rita Diirr.
Acontece todo segundo sábado do mês, das 13h às 22h.
Conheça mais sobre o Projeto na Página:

Visite:

CANTEIROS DE OBRAS- Centro de Cultura e Artes


CANTEIROS EDITORA


0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP