Maricá/RJ,

Agenda Cultural

Maio de 2008
Agenda Cultural





"O Jardim do Rei"

Um passeio por uma história iniciada há 200 anos é o tema central do espetáculo teatral “O Jardim do Rei”. O evento é uma homenagem aos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil e a criação do Jardim da Aclimação ou Real Horto, conhecido hoje como Jardim Botânico do Rio de Janeiro. As apresentações vão até o dia 29 de maio, sempre aos sábados e domingos, às 16h, e às quintas-feiras, exclusivamente para alunos da Rede Municipal de Ensino que poderão fazer o agendamento através do telefone (8116-9158).
O espetáculo com bonecos destaca a importância da preservação do meio ambiente e a criação do Real Horto pelo príncipe regente Dom João. A peça se resume a uma carroça conduzida pelo palhaço Dudu, paramentada com instrumentos, objetos de cena e bonecos, dando início a um passeio por uma história que começou há 200 anos. Partindo de Portugal, Dom João chega ao Brasil conduzindo a Família Real. A direção é de Denise Crispun e no elenco estão os atores Heitor Martinez, Juliana Martins, Eduardo Andrade e Beto Brown.

Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro. Telefone p/ agendamento: 8116-9158.

Horários: sempre aos sábados e domingos, às 16h, e às quintas-feiras, exclusivamente para alunos da Rede Municipal de Ensino.

Datas: de 01 até 29 de maio de 2008.
______________________________________________________________________

Espaço Cultural Porta Aberta

Abertura do mês de artes , no GAM, com apresentação dos alunos de dança e de capoeira
Data: 02 de maio de 2008

Homenagem às mães
Data: 11 de maio de 2008.

Cerimônia e batismo, dos alunos novos da capoeira e, a seguir, comemoração do primeiro aniversário do Espaço.
Data: 18 de maio de 2008.

Local: Espaço Cultural Porta Aberta
Av. Roberto Silveira, 945 – Flamengo – Maricá/RJ
Tel.: 21 9317-6025 – falar com Mestre Dico.

______________________________________________________________________

Verdadeira Grandeza

Projeto Sexta-LivreAlexandre Dacosta, Ana Paula Albé, Analu Cunha, André Alvim, André Parente, André Sheik, Angela Rolim, Bob N, César Barreto, Clarisse Tarran, Claudia Bakker, Claudia Tavares, Cris Veneu, Cristina Pape, Dani Soter, Denize Torbes, Diana Oswald, Fabrício Cavalcanti, Fátima Rodrigues, Fátima Roque, Felipe Varanda, Fernando Leite, Glória Ferreira, Greice Rosa, Heleno Bernardi, Isabela Lira, Joaquim Paiva, Julio Castro, Katia Maciel, Kitty Paranaguá, Leonardo Ramadinha, Lia do Rio, Ligia Teixeira, Lucia Vilaseca, Luiz Garrido, Luiz Sérgio de Oliveira, Lúcia Avancini, Marcelo Alram, Marco Antonio Portela, Marta Niklaus, Mauro Bandeira, Mauro Espíndola, Monica Mansur, Ni da Costa, Patricia Gouvêa, Pedro Paulo Domingues, Renan Cepeda, Simone Rodrigues, Suzana Queiroga, Thiago Barros, Tina Velho, Valéria Costa Pinto, Vasco Acioli, Vicente de Mello, Walton Hoffman e Zeca Araújo

Verdadeira Grandeza é uma mostra de auto-retratos, de natureza eminentemente fotográfica. Cada um dos 56 artistas convidados produziu um auto-retrato em dimensão real, ou seja, em VG (verdadeira grandeza). O suporte foi estipulado em 50cm x 60cm, no sentido vertical.

Local: Ateliê da ImagemAv. Pasteur 453 – Urca - Rio de Janeiro Tels.: 21-2541-3314 / 21-2244-5660info@ateliedaimagem.com.brhttp://www.ateliedaimagem.com.br/

Horários: segunda a sexta, das 10h às 21h30; sábados, das 10h às 17h30

Até 03 de maio de 2008

______________________________________________________________________

Rafael Carneiro

Nessa série de quadros quase sempre o centro da imagem está vazio, os objetos ocupam as margens assim como as poucas cores dissonantes da paleta cinzenta. As imagens que dão origem as pinturas são frames de vídeo de câmeras de circuito interno de laboratórios e depósitos. Foram escolhidas principalmente por suas ausências. Nenhuma cena está se passando, nenhum movimento, não há figuras humanas, não se compreende qual é a utilidade da sala, pra que servem grande parte dos objetos ou mesmo o que são.

Local: Galeria Artur FidalgoRua Siqueira Campos 143 Salas 147 e 148 – Copacabana - Rio de Janeiro
Tels.: 21-25496278 / 21-25496278contato@arturfidalgo.com.brhttp://www.arturfidalgo.com.br/

Horários: segunda a sexta, das 14h às 19h; sábados, das 10h às 14h

Até 03 de maio de 2008

______________________________________________________________________

Mostra Coletiva

Joana Csekö, Laura Erber, Matheus Rocha Pitta, Murillo Meirelles, Regina de Paula, Ricardo Becker, Rodrigo Andrade e Alberto Simon

Em sua primeira parceria com a galeria Novembro Arte Contemporânea, o Largo das Artes oferece ao público a oportunidade de ver, pela primeira vez no Rio, uma mostra coletiva com trabalhos de artistas conhecidos do carioca, mas que, por razões diversas, ainda não haviam sido apresentados em nossa cidade.

Local: Largo das ArtesRua Luís de Camões 2 - Largo de São Francisco - Rio de Janeiro
Tel.: 21-2224-2985largodasartes@gmail.com

Horários: terça a sexta, das 12h às 18h; sábado, das 12h às 17h

Até 03 de maio de 2008

______________________________________________________________________

Os Trópicos – Visões a Partir do Centro do Globo


Caio Reisewitz, Candida Höfer, David Zink Yi, Fernando Bryce, Fiona Tan, Gerda Steiner & Jörg Lenzlinger, Guy Tillim, Hans-Christian Schink, Lucia Laguna, Marcel Odenbach, Marcone Moreira, Marcos Chaves, Maurício Dias & Walter Riedweg, Milton Marques, Paulo Nenflídio, Pilar Albarracín, Sandra Gamarra, Sherman Ong, Theo Eshetu, Thomas Struth e Walmor Corrêa

O CCBB Rio inaugurou a exposição Os Trópicos – Visões a Partir do Centro do Globo, que traz para o Brasil 130 obras de arte antiga de países na faixa tropical do planeta (África, Ásia, Américas e Oceania), vindas do acervo do Museu Etnológico de Berlim, considerado um dos mais importantes do mundo, e 87 trabalhos de 23 artistas contemporâneos de vários países, dentre pinturas, desenhos, fotografias, esculturas, vídeos e instalações. A exposição propiciará um rico e inédito diálogo entre a produção de arte antiga e a atual.
Curadoria de Alfons Hug, Viola König, Peter Junge

Local: Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB RJRua Primeiro de Março 66 – Centro - Rio de Janeiro
Tel.: 21-38082020ccbbrio@bb.com.brwww.bb.com.br/cultura

Horários: terça a domingo, das 10h às 21h

Até 04 de maio de 2008.

______________________________________________________________________

Modo de Expressão


Barthô Andrade, Cristina Sá, David Marques, Dirce Fett, Lucia Fernandes, Márcio Ziese, Maria Romani, Mariana Benvenutti, Mirella Farias, Rodrigo Ferreira, Roger Penny e Rogério Miranda.

A exposição reúne trabalhos de alunos com mais de um ano de desenvolvimento nos dois cursos ministrados pelo artista plástico e professor Orlando Mollica. Na mostra, os alunos utilizam como ponto de partida a livre interpretação sobre performances apresentadas em aula por modelos vivos, além de trabalhos utilizando os recursos do desenho e da pintura, explorando a individualidade de cada aluno.

Local: Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Rua Jardim Botânico 414 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro
Tels.: 21-2538-1879 / 21-2538-1091eav@eavparquelage.org.brhttp://www.eavparquelage.org.br/

Horários: segunda a quinta, das 9h às 22h; sexta a domingo, das 9h às 17h

Até 04 de maio de 2008.

______________________________________________________________________

V Exposição Indígena em Maricá

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura, realizará no período de 15 de abril a 06 de maio, das 10h às 17h, a V Exposição Indígena, mostrando a arte dos índios brasileiros, tendo como base, as ilustrações da artista plástica Noêmia Mourão, retiradas do livro “Arte Plumária e Máscaras de Dança dos Ìndios Brasileiros”. Local: Casa de Cultura
Rua Álvares de Castro, 103 – Centro – Maricá/RJ

Horários: das 10h às 17h

Até 06 de maio de 2008.

______________________________________________________________________

Carlos Zilio

Para marcar a inauguração de seu novo espaço no Rio de Janeiro – um prédio de três andares com cerca de 700 metros quadrados, na Gávea, construído especialmente para este fim.A galerista Anita Schwartz convidou o artista Carlos Zilio a expor trabalhos inéditos e recentes. O artista vai mostrar, então, 18 pinturas (feitas em 2006 e 2007), em formatos que vão de 1,40m x 1,80m a telas maiores, de 1,40m x 2,94m; 12 desenhos (dois em grande formato, feitos com bastão de óleo, e dez menores, feitos com carvão), e quatro objetos.

Local: Anita Schwartz GaleriaRua José Roberto Macedo Soares 30 – Gávea - Rio de Janeiro
Tels.: 21-2274-3873 / 21-2540-6446galeriagavea@anitaschwartz.com.brhttp://www.galeria.anitaschwartz.com.br/

Horários: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 12h às 17h

Até 10 de maio de 2008.

______________________________________________________________________

Kilombola Caffè comemora o dia das mães

Traga sua mãe para ouvir música ao vivo, ouvir e/ou participar da leitura de textos alusivos ao Dia e às Mães e concorrer a um brinde especial.

Local: Kilombola Caffè
Rua Clímaco Pereira, 13 – Centro Maricá/RJ.
Tel.: (21) 2637 3743

Horário: a partir das 18h.

Data: 10 de maio de 2008.

______________________________________________________________________

O Teatro de Debret

O Teatro de Debret é a maior exposição já realizada sobre Jean-Baptiste Debret (1768-1848), pintor integrante da Missão Artística Francesa que viveu no Rio de 1816 a 1831. Com 511 obras, sendo 346 aquarelas, 151 pranchas litográficas e cinco óleos do artista, além de nove trabalhos relacionados com ele, a mostra revela o Rio, tanto sede do império português como do Brasil, com todos os seus contrastes e exuberâncias. A mostra integra as comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real.

Apontado como “cronista” e “repórter” de sua época, Debret escreveu que “não poderia deixar de registrar o mais rápido o Brasil de 1816, uma vez que, nesta bela plaga, mais do que em qualquer outro lugar, os rápidos progressos da civilização adulteram a cada dia o aspecto primitivo e os hábitos nacionais dos brasileiros”.

A exposição tem três grandes módulos e dois anexos. No vão central da Casa França-Brasil, estarão 220 aquarelas, cinco óleos produzidos pelo artista e um retrato seu, feito por seu dileto aluno Manuel de Araújo Porto Alegre.

Na sala lateral esquerda será exposto pela primeira vez o conjunto de 151 litografias do livro “Viagem Pitoresca e Histórica pelo Brasil”, editado na França entre 1834-1839. Na sala lateral direita estarão 116 esboços em aquarela feitos por Debret diretamente nas ruas da cidade, a matéria-prima para seus trabalhos em aquarela ou litografia.

O espaço da Casa França-Brasil tem ainda dois vãos laterais: no lado esquerdo serão mostrados três exemplares originais da primeira edição de “Viagem Pitoresca”, e no direito ficarão sete desenhos originais do artista português Henrique Jose da Silva, diretor da Academia de Belas Artes. A idéia é mostrar dois processos inteiramente diferentes: o ainda rococó e beato portugueses e a modernidade representada por Debret, em sua busca pelo registro de um cotidiano profano.

Local: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro – Rio de JaneiroTel.: 2516-0385
http://www.fcfb.rj.gov.br/casafrancabrasil@fcfb.rj.gov.br

Horários: de terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada Franca


Até 11 de maio de 2008.

______________________________________________________________________


Dia Internacional de Museus


Semana Nacional de Museus

Com o tema "Museus Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento" é comemorada a Semana Nacional de Museus. Desde a instituição da Política Nacional de Museus, em 2003, a Semana Nacional de Museus vem sendo promovida no mês maio, em todo o Brasil. A programação conta com projetos educativos e culturais, visitas monitoradas gratuitas, palestras, seminários, projeções de filmes, oficinas, espetáculos teatrais e shows, gincanas e outras inúmeras ações que intensificam as relações dos museus com a sociedade, como a comunicação, a educação e o resgate da memória. No dia 18 de maio é celebrado o Dia Internacional de Museus.

Consulte os sites para mais informações: http://www.museus.gov.br/

E-mail: demu@iphan.gov.br

Website: http://www.iphan.gov.br/


Datas: de 12 até 18 de maio de 2008.

______________________________________________________________

Escola Municipal Amanda Peña, de Bananal, visitará o Kilombola.


O Kilombola Caffè receberá em comemoração aos 120 anos da assinatura da Lei Áurea, 30 alunos da Escola Municipal Amanda Peña de Azevedo Soares, situada em Bananal, sendo 10 do segundo, 10 do terceiro e 10 do quarto ano do Ensino Fundamental, acompanhados por professores, em atividade extraclasse, para uma visita ao espaço e uma conversa com a pesquisadora Nádia Chaia sobre a Cultura Negra e sua influência na formação da identidade brasileira. As crianças receberão um lanche com bolo de milho e acaçá doce. A Canteiros Editora ofereceu alguns exemplares do livro infantil integrante de seu Catálogo: “A Nuvem que Chovia Histórias”, de Marta Mendes (escritora residente em Itaipuaçu), para sorteio entre as crianças.

Local: Kilombola Caffè
Rua Clímaco Pereira, 13 – Centro Maricá/RJ
Tel.: (21) 2637 3743

Data: 13 de maio de 2008.

______________________________________________________________________


Materiais Sustentáveis

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Espaço Tom Jobim Cultura e Meio Ambiente realizarão, na Antiga Marcenaria do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a exposição Materiais Sustentáveis, como parte das comemorações dos 200 anos da Instituição. A mostra ficará no prédio da antiga marcenaria do Jardim onde serão expostos objetos criados por artistas brasileiros a partir de materiais naturais e reciclados. O público poderá conhecer peças feitas de seda ecológica, de couro vegetal da Amazônia, cerâmicas, móveis e revestimentos.

Local: Jardim Botânico
Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro
http://www.jbrj.gov.br/

Horários: das 10h às 17h

Até 18 de maio de 2008.

______________________________________________________________________

Sônia Andrade

A Galeria Tempo inaugura exposição da artista Sonia Andrade, uma das pioneiras da videoarte no Brasil. Sônia participou em 1974 da histórica exposição no MAC da USP, em 1974, considerada a primeira exibição pública de vídeos brasileiros, organizada por seu diretor Walter Zanini a convite de uma universidade da Filadélfia, para onde a mostra itinerou no mesmo ano. Pela primeira vez em sua trajetória, ela vai expor seu trabalho em uma galeria. Ela está realizando, especialmente para o espaço da galeria, uma vídeo-instalação com uma tonelada de ametista em estado bruto (drusas).

Local: Galeria TempoAvenida Atlântica 1782 Loja E – Copacabana - Rio de Janeiro
Tel.: 21-22554586http://www.galeriatempo.com.br/

Horários: segunda a sexta, das 12h às 19h; sábados, das 16h às 19h

Até 24 de maio de 2008.

______________________________________________________________________

Helena Trindade - LIVROS

Helena Trindade realiza uma intensa ocupação do Castelinho do Flamengo, criando um percurso através das escadarias e sete salas/galerias, que se transformam segundo sua pesquisa poética. Os cômodos da antiga residência são reanimados em torno da noção de “casa”, levando em conta as ações de vida para as quais foram construídos. Neste sentido, os espaços são nomeados como Biblioteca Encarnada, Quarto do Oráculo, Sala em Branco, Biblioteca Negra, Conversa na Escadaria. Trata-se, segundo a artista, de destacar dos mais diversos discursos a potência visual da palavra poética.
Curadoria de Alberto Saraiva

Local: Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho - Castelinho do FlamengoPraia do Flamengo 158 – Flamengo - Rio de Janeiro
Tel.: 21-2205-0276castelinho@pcrj.rj.gov.br

Horários: terça a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 18h

Até 25 de maio de 2008.

______________________________________________________________________

Jocy de Oliveira - Imersão: Retrospectiva da obra de Jocy de Oliveira no Oi Futuro

Uma mostra retrospectiva de 1961 a 2008 pontuando alguns dos mais marcantes trabalhos da compositora e artista multimídia Jocy de Oliveira, presença singular na história contemporânea da música das Américas, ocupará vários espaços do Oi Futuro. Visando uma sincronicidade sonora e envolvente estimulo visual, os espaços se interligam e interagem através de performances em tempo real, estruturas sonoras que se combinam e vídeos/objetos instalações. Um extenso material documental será também disponibilizado ao público por meio do novo “site” da artista.

Local: Espaço Cultural Oi FuturoRua Dois de Dezembro 63 – Flamengo - Rio de Janeiro
Tel.: 21-3131-3060http://www.oifuturo.org.br/
Horários: terça a domingo, das 11h às 20h

Até 25 de maio de 2008.

______________________________________________________________________

PALAVRA NO MUNDO II

EVENTO INTERNACIONAL paralelo ao: XIII Festival Internacional de Poesia de LA HABANA e Congresso Brasileiro de Poesia de Bento Gonçalves/RS

Destina-se a promover o encontro de poetas no mesmo dia, horário e local para difusão da Poesia.
O mesmo encontro estará igualmente acontecendo em mais de 200 cidades pelo mundo.
Venha ler poesia conosco!
Realizadores: Portal Cultural http://www.canteirosdeobras.com/ e KILOMBOLA CAFFÈ
Apoio: Canteiros Editora

Local: Kilombola Caffè
Rua Clímaco Pereira, 13 – Centro Maricá/RJ
Tel.: (21) 2637 3743

Horários: das 18h às 19h

Data: 30 de maio de 2008.

______________________________________________________________________

Música ao vivo

Todos os sábados, música ao vivo, no Kilombola Caffè.

Local: Kilombola Caffè
Rua Clímaco Pereira, 13 – Centro Maricá/RJ
Tel.: (21) 2637 3743

Horário: a partir das 21h.

Notícias sobre eventos, ações ou atividades culturais – envie por e-mail para kilombo_cultural@yahoo.com.br ou kilombo.cultural@yahoo.com.br . Aos cuidados de Patrícia Custódio. Informe no campo assunto: Material para agenda.

0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP