Maricá/RJ,

Sobre nós


Conforme entendimentos entre os criadores do Jornal Kilombo Cultural (Maria Regina Moura, Marco Chaia, Nádia Chaia e Patrícia Custódio), o blog de Kilombo Cultural passa a integrar as Ações de Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes, ou seja, dialogando com as Ações do Ponto de Cultura Percursos Culturais; do Ponto de Leitura Traças do Bem – Clube de Leitura e do Ponto & Cine Canteiros.
Design de autoria da escritora e webdesign Patrícia Custódio (além da alimentação e atualização periódica, sob a responsabilidade da mesma); prossegue sendo editado por Maria Regina Moura; com contribuições textuais de Nádia Chaia e da própria Patrícia Custódio; e ampliando o rol de colaboradores.
A partir de setembro/2011, portanto, o blog de Kilombo Cultural entra numa nova fase integrando o núcleo de Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes, que reúne projetos e ações destinados a colaborar com a implementação da Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, nas Escolas; destinados a promover a capacitação de pessoas em torno da Cultura Afro Brasileira e Indígena e a divulgar projetos nestas mesmas áreas; a divulgar textos e autores de Literatura Africana (de Língua Portuguesa) e Afro Brasileira e de origem dos Povos Indígenas do Brasil; e destinados à transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral, em diálogo com a educação formal, para promover o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro.

Mais Sobre Nós





O JORNAL KILOMBO CULTURAL
Produtores e Agentes de Cultura se unem para criar um Jornal e um Blog, que objetivam contribuir para a divulgação da produção literária e/ou acadêmica e artística advinda de todas as áreas do Município, do país e de outras cidades próximas, além de outros países de Língua Portuguesa.Os dois veículos publicarão uma agenda cultural diversificada, constantemente atualizada, informando eventos, programas culturais e concursos literários e pretendem contribuir para a divulgação dos nomes, fatos e/ou datas importantes no cenário cultural do País, com enfoque especial na Região dos Lagos, no Município de Maricá e no espírito de brasilidade a ser despertado em crianças e jovens; pretendem contribuir para a formação de leitores, disseminando textos e favorecendo encontros entre leitores e escritores; pretendem contribuir para a divulgação dos atos e fatos culturais de interesse das comunidades afro-brasileira e africana, promovendo a disseminação das informações de cunho cultural de ambas, tanto em África quanto no Brasil e, além de promover uma crítica cultural séria e independente, fornecer conteúdo e fontes de leitura, pesquisa e lazer.

Listados, aí, estão alguns dos objetivos deste Projeto que já nasce vitorioso. Proposta, arrojada, Kilombo Cultural – em suas duas vertentes, pretende ocupar um espaço dentre as publicações culturais já existentes na Cidade, quiçá, no País.

Respondem pelo Jornal e integram sua Comissão Editorial: Marco e Nádia Chaia, já conhecidos empresários (Kilombola Caffè) e produtores culturais; Maria Regina Moura e Patrícia Custódio, escritoras e produtoras culturais (leia-se, Portal Cultural www.canteirosdeobras.com e Canteiros Editora).

O BLOG KILOMBO CULTURAL

O “meio”, a “ferramenta”, deverão servir à idéia engendrada, ao pensamento produzido, à emoção gerada – que, por sua vez, deverão suprir as necessidades de uma coletividade, deverão reintegrar o homem, em sua humanidade total.Este homem plural quer tocar todas as possibilidades. Tocar o céu dos seus sonhos, abarcar linguagens.Criar o Blog do Kilombo Cultural – com circulação paralela ao jornal impresso e com a mesma periodicidade mensal – é criar pontes, aproximar universos, explorar ferramentas e mídias.É intenção, favorecer um diálogo também plural.

Criação, manutenção e atualização do Blog Kilombo Cultural: Patrícia Custódio Linhares da Silva.




Maria Regina Moura

- Poeta; Bacharel em Direito, pela UFF; Produtora Cultural; Fotógrafa; Letrista de MPB. Cinco livros de poesias para adultos, publicados; uma publicação para o público infantil; um musical infantil encenado em 1985/1986. Participação em Antologia publicada em Buenos Aires, em 1976, na companhia de Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Jairo José Xavier, Antonio Brasileiro, Olga Savary, Fernando Gonçalves, Washington Queiroz, Adélia Prado e Roberval Pereyr. Participação em vários trabalhos literários coletivos. Trabalho autoral, como letrista, que gerou o CD “ROTAS”, com 14 composições, lançado com o músico e parceiro Edylson Barcellos, em 2003. Uma das fundadoras da Associação Niteroiense de Escritores, da qual foi Presidente por 2 mandatos. Responsável pelo desenvolvimento do Projeto de instalação da 1ª Livraria da Universidade Federal Fluminense, na Reitoria/UFF, da qual foi Gerente durante 4 anos. Várias premiações em Literatura e Música Popular Brasileira, no País. Responsável por inúmeros Projetos Culturais, na área de literatura, em Niterói/RJ. Desde dezembro de 2007 é membro da Academia de Ciências e Letras de Maricá/RJ.Recebeu, em 2007, a Medalha José Cândido de Carvalho, conferida pela Câmara de Vereadores de Niterói/RJ., "por serviços prestados à Cultura de sua cidade", numa proposição do Vereador Felipe Peixoto. Atualmente, dirige a Canteiros Editora; Coordena as atividades e projetos do blog http://www.canteirosdeobrascentrodeculturaeartes.blogspot.com/ . É fundadora e Secretária de Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes e coordenadora do Ponto de Leitura Traças do Bem..


Patrícia Custódio

- Poeta; Bacharel em Tecnologia em Processamento de Dados; Bacharel em Direito; Escritora; Atriz; Griô Aprendiz; Produtora Cultural; Webdesigner; Ceramista e Artista Plástica autodidata, cineclubista e coordenadora do Cineclube Ponto & Cine Canteiros, Gestora do Ponto de Cultura Percursos Culturais.
Participação em diversas antologias, numa delas (“CARAS DO RIO – Poética Carioca”), ao lado de Affonso Romano de Sant’Anna, Antônio Olinto, Ferreira Gullar, Lêdo Ivo, Moacyr Félix, Olga Savary, Paulo César Pinheiro, dentre outros, com o prefácio de Mário Lago e capa de Jaguar. Várias premiações como poeta e intérprete em Concursos Literários, no país. Como atriz, atuou nas peças: “Liberdade! Liberdade!”, “Antígona”, “Fala, Drummond!”, “Já é manhã no mar” – todas sob a direção de Maria Lina Rabello, em Niterói/RJ. 
Participou do Projeto Negro Olhar, OFICINA DE LEITURA DRAMATIZADA COM AUTORES E ARTISTAS NEGROS realizada no período de junho a agosto de 2010 em São Gonçalo, que resultou na criação coletiva do espetáculo “Ecos – O Som de Uma Voz Restaurada”. Ver em: http://www.cultura.rj.gov.br/evento/ecos-o-som-de-uma-voz-restaurada
Desde dezembro de 2007 é membro da Academia de Ciências e Letras de Maricá/RJ. 
Sócia e Gerente Editorial da Canteiros Editora.
Dirige as atividades e projetos dos blogs:
É responsável pela criação, desenvolvimento e alimentação dos blogs: Ponto de Leitura “Traças do Bem – Clube de Leitura”; Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes; Canteiros Editora; Ponto & Cine Canteiros; responsável também pela criação, desenvolvimento e alimentação do blog do Jornal Kilombo Cultural. É fundadora e Presidente de Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes e coordenadora do Ponto de Leitura Traças do Bem.

1 deixe seu comentário aqui:

Gilda 21 de setembro de 2010 às 20:03  

Bom ver o Kilombo circulando.

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP