Maricá/RJ,

América Latina Negra e Caribe - Brasil


Localização

A República Federativa do Brasil faz fronteira a norte com a Venezuela, a Guiana, o Suriname e com o departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a sul com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e o Paraguai; a oeste com a Bolívia e o Peru e, por fim, a noroeste com a Colômbia. Os únicos países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil são o Chile e o Equador. O país é banhado pelo Oceano Atlântico ao longo de toda sua costa, ao nordeste, leste e sudeste.

Além do território continental, o Brasil possui alguns pequenos grupos de ilhas no Oceano Atlântico, como Penedos de São Pedro e de São Paulo, Fernando de Noronha (região administrativa especial do Estado de Pernambuco) e Trindade e Martim Vaz no Espírito Santo. Há também um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas.

O Brasil tem 8,5 milhões de Km² de território, ocupando quase a metade (47%) da área da América do Sul. O País possui 20% da biodiversidade mundial, sendo exemplo dessa riqueza a Floresta Tropical Amazônica, com 3,6 milhões de Km².

Capital

Brasília foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. A população da capital brasileira é de 2.383.784 habitantes.

O plano urbanístico do Plano Piloto foi feito pelo urbanista Lúcio Costa, e muitas de suas construções, pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Brasília é a terceira capital do Brasil. Salvador foi a primeira capital brasileira, seguida do Rio de Janeiro.

Brasília é a sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O Ministério da Cultura e a Fundação Cultural Palmares também ficam na capital brasileira.

Língua

A língua oficial brasileira é o português. No início da colonização, contudo, os índios ensinaram um dialeto tupi-guarani aos europeus: o Tupinambá. Esse dialeto passou a ser a língua mais falada na colônia no século 17. Com a chegada dos africanos, trazidos como escravos ao país, vieram também os idiomas iorubá (Nigéria) e o quimbundo (Angola). Os portugueses, com o objetivo de garantir uma maior presença política, obrigaram o ensino da língua portuguesa aos índios e escravos.

População

O Brasil está em quinto lugar entre os países mais populosos do mundo. São aproximadamente 180 milhões de brasileiros, dos quais 81% ocupam a área urbana.

A presença do negro na população brasileira é grande. São 49,5% de negros (6,3% de pretos e 43,2% de pardos), 49,9% de brancos e 0,7% de amarelos ou índios.

Forma de governo

A República Federativa do Brasil adota o presidencialismo. O presidente da República é eleito por voto direto da população para um mandato de quatro anos, e pode ser reeleito. O país possui 26 estados e um distrito federal, e mais de 5 mil municípios, todos com autonomia administrativa, tributária e legislativa. O Poder Legislativo federal é exercido pelo Congresso Nacional. Os deputados e senadores são eleitos diretamente pela população, a cada quatro anos. O Poder Judiciário é uno em toda República e é exercido pelo Supremo Tribunal Federal, pelos Tribunais Superiores e pelos demais tribunais e juízes.

Atual governo

Luiz Inácio Lula da Silva foi reeleito em 2006 para governar até 2010. Lula, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, venceu em segundo turno com 60,83% dos votos válidos.

Saiba mais:
http://www.brasil.gov.br
http://www.presidencia.gov.brhttp://www.bahia.com.br

SEPPIR (Secretaria Especial de Promoção e Igualdade Racial)
http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/seppir/
SEDH (Secretaria de Especial de Direitos Humanos)http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/
SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia)http://www.sepromi.ba.gov.br/


0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP