Maricá/RJ,

Dia do Jongo será comemorado no Capanema





O primeiro aniversário da instituição do Dia Estadual do Jongo será comemorado no sábado, 28 de julho, a partir das 14 horas, no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro.

O evento terá participação especial das comunidades jongueiras da região Sudeste, cujas lideranças dissertarão sobre as conquistas que vêm sendo obtidas com a crescente valorização dessa manifestação cultural. A animação ficará por conta de muitas rodas de jongo que se formarão ao longo da festa.
Registrado pelo Iphan, em dezembro de 2005, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o jongo da Região Sudeste é também conhecido como tambu, tambor e caxambu. Herança cultural dos grupos bantos da África Meridional, o jongo é uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, canto e dança coletiva e está presente em todos os estados do Sudeste brasileiro por ter sido praticada por escravos nas fazendas de café, entre os séculos XVI e XIX.
As comemorações do Dia Estadual do Jongo são, este ano, fruto de parceria entre o MinC, Pontão de Cultura do Jongo Caxambu, Iphan, Comissão de Cultura da Alerj, Fundação Palmares, IAB - Instituto de
Arqueologia Brasileira e as prefeituras das comunidades envolvidas.


Fonte: Rita Diirr 
MINC RJ/ES

0 deixe seu comentário aqui:

Comentários recentes

Notícias

  © Template 'Kilombo Cultural' by Patrícia Custódio

Back to TOP